Chevron tenta selar poço na Bacia de Campos, após vazamento

A Chevron Brasil informou nesta segunda-feira (14) que o vazamento de óleo nas proximidades do Campo Frade, na Bacia de Campo, pode estar relacionado com a perfuração de um poço de avaliação. Segundo a companhia, a empresa iniciou no domingo os trabalhos para "selar e abandonar" o poço.
"As investigações levaram a Chevron Brasil e os órgãos governamentais a suspeitar que um poço de avaliação que estava sendo perfurado no Campo Frade, na semana passada, teria ligação com as exsudações que estão causando a mancha na superfície", informou a Chevron, em comunicado.
"A Chevron Brasil solicitou, no sábado, à Agência Nacional de Petróleo (ANP) e recebeu aprovação para selar e abandonar esse poço. Desde então, a Chevron iniciou o processo de selar e abandonar o poço, atividades que envolvem uma série de etapas técnicas e ações que levarão à cimentação do poço na superfície", acrescentou a nota.

Em nota, a ANP informou que o abandono do poço prevê, em primeiro lugar, o emprego de lama pesada para “matar” o poço e testar a eficácia dessa medida na parada do vazamento. Em seguida, virá o uso da cimentação para “matar” o poço de forma definitiva. De acordo com a agência, pelo cronograma previsto, o vazamento do poço deverá estar controlado nos próximos dias.

O derramento foi revelado na última quinta-feira (10). As atividades de perfuração no local foram paralisadas no mesmo dia.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário